sábado, 30 de janeiro de 2010

José Fredolino Prunes (1873 – 1957): a incorporação do proletariado na sociedade.


Foto de Anderson Corrêa apresentando seu artigo no memorial do Rio Grande do Sul, no dia do lançamento na 54ª Feira do Livro de Porto Alegre.

“Anderson Romário Pereira Corrêa faz o lançamento do livro ‘Escritas intimas, tempos e lugares de memória: a documentação pessoal como fonte para a história’, com uma palestra sobre seu artigo ‘José Fredolino Prunes (1873 – 1957): a incorporação do proletariado na sociedade. O lançamento acontecerá dia 19 de março, quinta-feira, às 19:30 hs, na sala 204 do curso de História (URCAMP/Alegrete)’”. (Gazeta de Alegrete, Sábado, 14 de março de 2009)
O primeiro lançamento do livro foi em Porto Alegre na 54ª Feira do Livro, no Memorial do Rio Grande do Sul. Estavam presentes os autores do livro e a historiadora coordenadora e organizadora das pesquisas Dra. Margaret Bakos.

O artigo “José Fredolino Prunes (1873 – 1957): a incorporação do proletariado na sociedade” é resultado da relação entre as fontes com características de “Escrita de Si” com o projeto de pesquisa do autor que trata do movimento operário em Alegrete e a presença de imigrantes. Procurou-se um ‘personagem’ que tenha sido operário, imigrante ou descendente e que tenha vivido o período da República Velha em Alegrete, e fundamentalmente, que tenha deixado registros pessoais. Prunes foi militante operário, dizia-se socialista e era descendente de imigrantes. O artigo apresenta a trajetória de um gráfico e jornalista que ascende socialmente a partir de relações de poder vinculadas à imprensa. Mantém um discurso onde se posiciona como operário gráfico e chefe político do Partido Republicano em Alegrete. Dizia-se socialista, e que, segundo ele, o lugar de socialista era com o PRR e não na oposição fazendo coro aos maragatos liberais.

O livro possui 246 páginas e é composto de 18 artigos.
Mais informação sobre o livro e como adquirir-lo, escreva pro e-mail arpcorrea@bol.com.br

Demais autores do livro: Anna Clara Claumann Boose, Arilson dos Santos Gomes, Claudia Aquino, José Antonio dos Santos, Marcio Alex Cordeiro Biavaschi, Lucas Silva da Silva, Marcio de Souza, Remis Alice Perin Scmidt, Airan Militistsky Aguiar, Cristiane Debus Pistoia, Daniela Garcez de Oliveira, Eva Esperança Guterres Alves, Giovani Costa Ceroline, Luciano Chemello Vescovini, Julia Silveira Matos, Milton José Giaconetti e Nilson Mariano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário