sábado, 23 de janeiro de 2010

Resumo da dissertação "Movimento operário em Alegrete: apresença de imigrantes e estrangeiros (1897 - 1929)."

Dia 12 de janeiro na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, Anderson Romário Pereira Corrêa defendeu perante “Banca” a dissertação “Movimento Operário em Alegrete: a presença de imigrantes e estrangeiros (1897 – 1929).” Anderson formou-se Mestre em História, na linha de pesquisa “Sociedade, imigração e urbanização” na área de Concentração “História Ibérica e Americana”. A Banca foi formada pela historiadora Dra. Núncia Santoro de Constantino (especialista em história da imigração), pelo historiador Dr. Helder Gordim da Silveira (especialista em história internacional) e pela historiadora Dra. Beatriz Loner (especialista em história operária).
A dissertação sobre a formação do movimento operário em Alegrete teve por objetivo analisar a presença de imigrantes e estrangeiros na formação do movimento operário alegretense. Identificaram-se generalidades e particularidades do movimento operário local. A dissertação orientou-se pela idéia do fazer-se da classe através de um conjunto de ações e experiências vividas e ou herdadas. Possui 214 páginas e foi divida em três capítulos: O primeiro analisa a formação do movimento operário internacional a partir da circulação de idéias e pessoas, o segundo capitulo apresenta o cenário local, o mercado de trabalho alegretense no final do século XIX e inicio do Século XX. O terceiro capítulo apresenta o movimento operário alegretense e a participação de imigrantes e estrangeiros. A pesquisa é uma importante contribuição para os estudos relacionados à história operaria do Rio Grande do Sul e mostra-se também um importante capitulo da história de Alegrete. Apresenta a formação dos primeiros sindicatos na cidade (em 1897), a formação do Partido Socialista em1898, com destaque à imprensa operária, as comemorações do 1º de maio, as conferencias, os congressos operários e a passagem por Alegrete de importantes militantes que eram referencia a nível nacional. A conclusão da pesquisa apontou a significativa presença de descendentes de imigrantes na formação do movimento operário em Alegrete. O movimento operário nesta cidade foi resultado da mistura étnica e cultural, e ficou demonstrado que os descendentes de imigrantes possuíam maior probabilidade de pertencerem a direção do moimento dos que os não descendentes de imigrantes.
Em fim, a dissertação apresenta uma dose de história social de Alegrete no período da República Velha (1889 – 1930), uma nova história onde os protagonistas são os trabalhadores e suas lutas por uma sociedade mais justa. A pesquisa mostra a diversidade étnica e cultural na formação de Alegrete e a existência de projetos políticos e sociais emanados dos trabalhadores, disputando com os projetos políticos da elite da pecuária (pica-paus ou chimango/ maragatos ou libertadores).

Nenhum comentário:

Postar um comentário